Press ESC to close

Top 7 Melhores Vasos para Orquídeas

Nada como as flores para trazer a beleza e o encanto da natureza para para nossa casa, e no quesito beleza a orquídea é uma das flores que mais chamam a atenção pela sua exuberância e variedade de forma, cor e tamanho.

Porém, quem cultiva ou já tentou cultivar essa espécie de flor, sabe que para elas crescerem e florescerem, é necessário plantá-las em suportes adequados, respeitando suas peculiaridades. Para isso, você deve escolher um vaso que atenda tanto o estilo da sua casa ou jardim, como também seja adequado à espécie. 

Vamos apresentar abaixo os tipos de vasos que respeitam as características da orquídea e colaboram para um crescimento saudável dessa flor. São eles:

  • Vasos de barro: são os mais tradicionais e trazem a vantagem de serem porosos, permitindo que haja evaporação da água, evitando assim a umidade;
  • Vasos de plástico: são leves e retém a umidade por mais tempo, são ideais para serem usados em lugares quentes e secos. Os vasos de plástico transparente trazem a vantagem de poder ver as raízes da planta para acompanhar a saúde das mesmas;
  • Vasos de madeira ou tipo cesta: são a melhor opção para as espécies de orquídeas que precisam de boa circulação de ar entre as raízes. Traz ainda a questão estética como destaque, pois são feitos nesse material nobre que é a madeira. 

Para acertar na escolha do vaso ideal para orquídea, atente-se ainda para o tamanho do vaso, escolhendo um que seja adequado ao da planta que você deseja plantar e também escolha os que tenham furos de drenagem, ou sejam feitos de materiais com boa drenagem, evitando assim o apodrecimento das raízes e colaborando para o bom desenvolvimento da planta.

Para te ajudar nessa escolha, vamos apresentar neste artigo os 7 melhores vasos para plantar orquidea e trazer a delicadeza dessa bela flor para seu dia a dia.

1 – Cachepot De Madeira – Orquiflora

1 - Cachepot De Madeira - Orquiflora
1 – Cachepot De Madeira – Orquiflora

Com o charme e rusticidade da madeira, esse vaso pode receber a orquídea como uma cama para suas raízes, permitindo que a ventilação favoreça a saúde da planta.

Medindo 22 x 18 x 13 cm, o Cachepot de Madeira, da marca Orquiflora, possui ganchos que permitem que a peça fique suspensa, deixando a decoração dos ambientes com um ar descontraído.

Perfeito para varandas ou mesmo para jardins, onde as orquídeas se beneficiarão da sombra dos beirais e das árvores.

2 – Vaso Cerâmica Furado – Decor 

2- Vaso Cerâmica Furado - Decor 
2 – Vaso Cerâmica Furado – Decor 

Feito de cerâmica crua, tipo terracota,  o Vaso de Cerâmica Furado, da marca Decor, é o modelo mais tradicional encontrado no mercado.

O vaso apresenta furos de  drenagem, boa permeabilidade e a  boa circulação de ar e acabamento de rolo na borda, contribuindo tanto para a saúde das plantas como para uma decoração que evoca a natureza como elemento central.

Com tem 22 cm de diâmetro e 10 cm de altura, pode ser usado apoiado em mesas ou bancadas, ou ainda pendurado por correntes, tendo especial durabilidade para ficar exposto em área aberta. 

3 – Vaso Para Pendurar Orquídeas  – Fibra De Coco

3- Vaso Para Pendurar Orquídeas  - Fibra De Coco
3 – Vaso Para Pendurar Orquídeas  – Fibra De Coco

Perfeito para criar jardins verticais, o vaso de fibra de coco é feito 100 % com fibra de coco e traz um desenho que envolve a planta com se ela tivesse em um ninho.

Seu material eco sustentável traz a propriedade de escoamento mais lento de água, colaborando para manter a umidade da planta em locais muito quentes e secos. O suporte em ferro que o vaso possui confere estabilidade para a estrutura, fazendo que ele possa ser utilizado sem medo de perder sua forma.

Com 31 cm de altura e 10 cm de diâmetro, esse vaso colabora para um visual rústico e praiano, trazendo a sensação de bem estar do convívio com a natureza bem próxima de você.

4 – Troncos Toquinhos – JN Artes Rústicas

4 - Troncos Toquinhos - JN Artes Rústicas
4 – Troncos Toquinhos – JN Artes Rústicas

Esse é um vaso que serve como apoio para as orquídeas e podem ficar suspensas em ganchos, tanto dentro como fora de casa.

Envernizados, os vasos Troncos Toquinhos, da marca JN Artes Rústicas, medem 30 cm de altura e 7 cm de largura e possuem uma espécie de cama para acomodar a muda de orquídea até que ela cresça e suas raízes se apoiem no vaso tronco.

Pode ser usada individualmente, trazendo charme para um canto de um apartamento pequeno, ou em grandes quantidades, criando um efeito de teto por exemplo,  ou ainda, criando o efeito cortina de orquídeas, servindo como um elemento que tem efeito visual de divisor de ambientes.

5 – Vaso Cone – Nutriplan

5 - Vaso Cone - Nutriplan
5 – Vaso Cone – Nutriplan

Vendidos em kits com 6 unidades, o vaso Cone, da marca Nutriplan, é feito com fibra de coco natural, sendo uma excelente escolha para quem quer uma alternativa mais sustentável. O material de que o vaso é feito tem a propriedade de escoar o excesso de água e manter a umidade ideal, favorecendo o bom desenvolvimento da planta.

O vaso Cone acompanha bucha, parafuso e uma cordinha de sisal, podendo ser usado tanto pendurado em paredes, como suspenso. Medindo 21,5 cm de altura e 13 cm de diâmetro, traz para o ambientes um ar de rusticidade e proximidade com a natureza, conferindo beleza e bem estar para ambientes como varandas, jardins e pergolados.

6 – Vaso Cuia – Hagra

6- Vaso Cuia - Hagra
6 – Vaso Cuia – Hagra

Com a medida de 12, 5 cm de altura e 24 cm de diâmetro, o vaso Cuia, da marca Hagra, possui as vantagens da fibra do coco, já conhecidas neste artigo e é ideal para espécies de orquídeas que não apresentam muita altura, pois a corrente que mantém o vaso suspenso deve ficar longe da planta para não machucá-la.

A sua corrente e sua estrutura de metal pintado na cor preto, em contraste com a cor natural da fibra de coco e seu formato de cuia,  faz  desse vaso uma peça de destaque na decoração, trazendo um ar contemporâneo e romântico na composição dos ambientes.

7 – Vaso Transparente com Fenda -Riastvy   

7 - Vaso Transparente com Fenda -Riastvy   
7 – Vaso Transparente com Fenda -Riastvy   

Feito com acrílico transparente e com boa espessura, o vaso Transparente com Fenda, da marca Riastvy, tem excelente durabilidade e pode ser usado tanto na área externa como na área interna de ambientes residenciais ou comerciais.

Medindo 14 de diâmetro e 10 cm de altura, atende muito bem principalmente as espécies phalaenopsis, dendrobiums, clivia miniata e outras que exigem boa circulação de ar entre as raízes.

O vaso acompanha um prato para recolher a água escoada, evitando que molhe a superfície em que o ele estará apoiado. Seus furos de drenagem são espalhados uniformemente por toda a superfície do vaso e possuem um formato tipo oval, conferindo tanto uma boa drenagem para a saúde da planta, quanto uma estética diferenciada para o vaso.

Considerações finais

Existem espécies de orquídeas que se adaptam melhor em diferentes condições, algumas plantas vão bem sendo plantadas diretamente no solo, outras que são de raízes aéreas e outras que precisam de vasos. Portanto, é sempre muito importante, antes de escolher o vaso ideal para a orquídea, verificar qual é a espécie que você deseja plantar e considerar a especificidade dessa espécie.

Depois de escolher o vaso ideal para sua orquídea e para sua casa, lembre-se ainda de observar as condições de luz, umidade e temperatura de onde sua planta irá ficar, assim, unindo as condições ideais com o vaso ideal, você terá o presente de ver crescer uma das plantas mais lindas e decorativas que você pode ter, criando uma atmosfera de beleza, harmonia e bem estar que o contato com a exuberância da natureza pode trazer.

Denise Zakaib

CAU: A223702-4 Sou graduada pela universidade de Araraquara - UNIARA, atuo como arquiteta de interiores residenciais e comerciais, como educadora em cursos de Design de interiores, em projetos e consultorias desse seguimento. Acredito na democratização do design como uma ferramenta para o bem estar e a qualidade de vida. Desenvolvo pesquisas independentes com foco na construção das relações entre a casa, a cidade, os habitantes, a cultura e a economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *