Arc Design

Busca D

Acompanhe

Rss Twitter Facebook

NEWSBLOG


ARC DESIGN

 O estúdio de design, arquitetura e tecnologia SuperUber está trazendo ao Brasil a lituana Monika Bielskyte, futurista e pioneira na área da Realidade Virtual, para ministrar workshop de quatro dias, em abril , sobre mídias imersivas.
Monika participou da equipe do filme "Ghost in the shell", e viaja pelo mundo proferindo palestras para SXSW, IDEO, e C2 em Montreal – esta última acontecerá em maio 2017, onde Monika estará ao lado de nomes como Steve Wozniak, entre outros.
O workshop Alter Reality será realizado em dois finais de semana seguidos - dias 1 e 2; 8 e 9 de abril - na sede da SuperUber, no Rio de Janeiro, e é voltado para criativos, tecnólogos e entusiastas da Realidade Virtual e inovação. As aulas terão supervisão da escola criativa Perestroika.
Mais informações: www.perestroika.com.br/cursos/rio-de-janeiro/ater-reality/
www.superuber.com

 


ARC DESIGN

No último dia 24 de novembro, em São Paulo, ocorreu a cerimônia de homenagem e premiação da 30º edição do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira. Em sua edição especial de 30 anos, a iniciativa reconheceu e premiou 50 produtos e trabalhos escritos, selecionados entre os 640 inscritos.

Entre os produtos e protótipos, a comissão julgadora avaliou os trabalhos segundo questões de projeto, de mercado e os resultados alcançados, sem perder de vista preocupações ambientais, de economia e de preservação de recursos. Já na categoria de trabalhos escritos, os textos premiados nesta edição apresentam visões integradas do campo do design, nos incitando a pensar quão pouco precisas, e mesmo limitadoras, podem ser as costumeiras divisões entre design ‘gráfico’, ‘de produto’, ‘visual’ ou ‘industrial’, e as tentativas de encaixar algumas práticas nessas categorias.

Os produtos e publicações vencedores e os selecionados pelo júri ficarão expostos no MCB até 29 de janeiro de 2017. O cartaz premiado no Concurso do Cartaz, junto com o escolhido por voto popular e mais dez selecionados também compõem a mostra.
Confira, abaixo, os primeiros colocados em cada uma das categorias do prêmio:


Construcao - 1 lugar - Produto - Colecao Raizes - Foto Pointer

Clique aqui para ver os primeiros colocados nas outras categorias.


ARC DESIGN

No próximo dia 24 de novembro, às 19h30, ocorrerá a cerimônia de homenagem e premiação da 30º edição do Prêmio Design MCB. O evento marca oficialmente a abertura da mostra, que ficará aberta para o público até 29 de janeiro de 2017.

O Prêmio conta com sete categorias de produtos - mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, equipamentos eletroeletrônicos, equipamentos de construção, equipamentos de transporte - e uma categoria destinada à trabalhos escritos. A avaliação dos projetos inscritos é feita com base em critérios como originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado e público alvo, qualidade e segurança, sustentabilidade e universalidade. Os objetos e textos selecionados receberão o selo de Excelência Prêmio Design e valores que variam entre 2 mil e 6 mil reais.

Este ano o júri de produtos foi formado por 21 jurados: Milton Francisco Junior, Renato Kinker e Robinson Salata (construção); Luis Alexandre Ogasawara, Marcos Batista e Ricardo Schwab Schirmer (eletroeletrônicos); Carlos Fortes, Giorgio Giorgi Junior e Olavo E. de Souza Aranha (iluminação); Daniel Candia Alcântara de Oliveira, Edison Barone e Mauro Claro (mobiliário); Debora Carammaschi, Fernanda Yamamoto e Miriam Levinbook (têxteis); Artur Grisanti Mausbach, Carlos Marcelo Teixeira e João Bezerra de Menezes (transportes); Claudia Facca, Cristiane Aun e Julio Cesar de Freitas (utensílios).

Já a comissão julgadora da categoria trabalhos escritos foi composta por 30 jurados: Ágata Tinoco, Alécio Rossi, Andrea Almeida, Anna Paula Silva Gouveia, Auresnede Pires Stephan (Eddy), Charles Vincent, Cibele Taralli, Clice Mazzilli, Cyntia S. Malaguti de Sousa, Denise Dantas, Edson do Prado Pfützenreuter, Eleida Pereira de Camargo, Fernanda Sarmento, Gil Barros, Giselle Beiguelman, Kathia Castilho, Luz García Neira, Mara Gama, Mariana Rachel Roncoletta, Marili Brandão, Marizilda dos Santos Menezes, Milene Soares Cara, Norberto Gaudencio Junior, Patricia Amorim, Polise Moreira De Marchi, Rodrigo Naumann Boufleur, Sara Goldchmit, Tatiana Sakurai, Teresa Maria Riccetti, Zuleica Schincariol.

O resultado final já foi divulgado e pode ser consultado clicando aqui.

Exposição do 30º Prêmio Design MCB
Cerimônia de premiação e abertura da exposição: 24 de novembro, quinta-feira às 19h30 – entrada gratuita (sujeita à lotação)
Visitação: até 29 de janeiro de 2017
Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705. São Paulo-SP. 


ARC DESIGN

Após um longo e minucioso processo de avaliação e seleção pelo juri técnico e voto popular, o belo resultado do Top XXI Prêmio Design Brasil 2016 está exposto no Centro Carioca de Design (CCD), no centro do Rio de Janeiro.

O projeto expográfico da mostra foi elaborado pelos escritórios Matéria Brasil e Estúdio Guanabara.

A cerimônia de abertura ocorreu no último dia 03 de novembro, às 18h, e a visitação está aberta para o público até o dia 19 de novembro. O funcionamento do CCD é de segunda a sábado, das 12h às 19h.

Confira os projetos e iniciativas que compõem a mostra:

GRANDE PRÊMIO TOPXXI DESIGN BRASIL: marca comemorativa Rio 450 – Crama Design Estratégico
CATEGORIA DESTAQUE PROFISSIONAL: Edson Matsuo
CATEGORIA MOBILIÁRIO: Jader Almeida (Cadeira Clad)
CATEGORIA ILUMINAÇÃO: Claudia Moreira Salles (Sintonia Fina)
CATEGORIA EQUIPAMENTO DOMÉSTICO: Gabriel Leal e Nathalia Heinen (Filtro Gonzaga)
CATEGORIA ACESSÓRIO DE USO PESSOAL: Questto|Nó (Sapatilhas So.Si)
CATEGORIA EMBALAGEM: Núcleo de Design Inhotim (Embalagem Linha Botânica)
CATEGORIA SUSTENTABILIDADE: Juan Muzzi (MuzziCycle)
CATEGORIA INOVAÇÃO: Equipe Melissa (Melissa One by One)
CATEGORIA BRANDING: Ana Couto Branding e Design (case Rio Galeão)
CATEGORIA AMBIENTE: Estúdio Guto Requena (Bar Interativo – Casa Cor 2015)
CATEGORIA NOVOS TALENTOS: Furf Design Studio
CATEGORIA PROMOÇÃO DO DESIGN BRASILEIRO: Centro Brasil Design
CATEGORIA ESPECIAL: DESIGN NAS OLIMPÍADAS :
Tocha Olímpica Rio 2016 – Chelles & Hayashi
VLT Carioca – Indio da Costa A.U.D.T
Marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 – Tátil Design de Ideias

Serviço:

Exposição Top XXI Prêmio Design Brasil 2016

Até 19 de novembro de 2016

Visitação: segunda a sábado, das 12h às 19h.

Onde: Centro Carioca de Design (CCD)

Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro, RJ

 


ARC DESIGN

A riqueza e a diversidade do design nacional foram destacadas, mais uma vez, pelo Top XXI Prêmio Design Brasil 2016. Realizado por ARC DESIGN, com patrocínio da Tok&Stok e da Secretaria de Cultura do Governo do Rio de Janeiro, a iniciativa premiou o trabalho de profissionais e de empresas que atuam em todo o país, contribuindo para a valorização e fortalecimento do design brasileiro.

Entre os projetos premiados pelo júri e pelo voto popular destacam-se, entre outros: a marca comemorativa Rio 450, concebida pela equipe da Crama Design Estratégico, que levou o Grande Prêmio Top XXI Design Brasil; a inovadora Tocha Olímpica Rio 2016, desenvolvida pelo escritório Chelles & Hayashi, que pôde ser apreciada em todos os cantos do planeta durante os Jogos Olímpicos; a bicicleta feita a partir de plásticos reciclados, vencedora na categoria "Sustentabilidade"; e o elegante e eficiente Filtro Gonzaga, criado por Gabriel Leal e Nathalia Heinen, primeiro colocado na categoria "Equipamento Doméstico". O trabalho de Edson Matsuo, diretor de Gestão de Design da Grendene, também foi reconhecido pela premiação, sendo o vencedor na concorrida categoria "Destaque Profissional".


Veja abaixo a relação completa das categorias e dos seus respectivos vencedores:

  • GRANDE PRÊMIO TOPXXI DESIGN BRASIL: marca comemorativa Rio 450 - Crama Design Estratégico
  • CATEGORIA DESTAQUE PROFISSIONAL: Edson Matsuo
  • CATEGORIA MOBILIÁRIO: Jader Almeida (Cadeira Clad)
  • CATEGORIA ILUMINAÇÃO: Claudia Moreira Salles (Sintonia Fina)
  • CATEGORIA EQUIPAMENTO DOMÉSTICO: Gabriel Leal e Nathalia Heinen (Filtro Gonzaga) 
  • CATEGORIA ACESSÓRIO DE USO PESSOAL: Questto|Nó (Sapatilhas So.Si)
  • CATEGORIA EMBALAGEM: Núcleo de Design Inhotim (Embalagem Linha Botânica)
  • CATEGORIA SUSTENTABILIDADE: Juan Muzzi (MuzziCycle) 
  • CATEGORIA INOVAÇÃO: Equipe Melissa (Melissa One by One)
  • CATEGORIA BRANDING: Ana Couto Branding e Design (case Rio Galeão)
  • CATEGORIA AMBIENTE: Estúdio Guto Requena (Bar Interativo – Casa Cor 2015) 
  • CATEGORIA NOVOS TALENTOS: Furf Design Studio
  • CATEGORIA PROMOÇÃO DO DESIGN BRASILEIRO: Centro Brasil Design
  • CATEGORIA ESPECIAL: DESIGN NAS OLIMPÍADAS :
    Tocha Olímpica Rio 2016 - Chelles & Hayashi
    VLT Carioca - Indio da Costa A.U.D.T 
    Marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 - Tátil Design de Ideias

Abaixo, Guto Requena recebe o troféu TOPXXI e Ricardo Leite recebe o Grande Prêmio


ARC DESIGN

O trabalho e a obra de Antoni Gaudí, arquiteto modernista catalão reconhecido pelo seu estilo único e individual, é destaque em mostra que inaugura no próximo dia 19 de novembro, no Instituto Tomie Ohtake. Após um período de itinerância em Florianópolis, a exposição "Gaudí, Barcelona 1900" chega a São Paulo apresentando um conjunto de 46 maquetes e 25 peças (entre mobiliário e objetos) concebidos por Gaudí e cerca de 40 trabalhos de outros pintores e artesãos contemporâneos do mestre catalão.

Segundo os curadores convidados Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba, a partir das obras expostas há uma tentativa de desvendar os aspectos que marcaram a singular trajetória artística do arquiteto, um dos precursores do movimento modernista catalão e inspirado por um estilo orgânico e racional que se associa aos movimentos da natureza.

Exposição "Gaudí, Barcelona 1900"
Abertura: 19 de novembro
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 20h
Preço: R$ 12 (inteira) e R$6 (meia entrada). Entrada gratuita às terças.
Onde: Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo-SP.


ARC DESIGN

Os designers Nat Wilms (Alemanha) e Andrea Zambelli (Itália), do coletivo Hillsideout, a partir de suas pesquisas no Brasil, desenvolveram sete peças de mobiliário que, desde o dia 20 de outubro, podem ser vistas na Firma Casa, em São Paulo.

O casal, convidado para a primeira residência artística de design realizada pela Firma Casa, criou peças inovadoras que unem as tradicionais técnicas de marcenaria italiana com a cultura paulista e a madeira brasileira, combinando-as com materiais contemporâneos, como o acrílico e resinas, compondo um mobiliário singular.

Exposição Hillsideout
Abertura: 20 de outubro
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 14h
Onde: Firma Casa

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1487, São Paulo-SP.


ARC DESIGN

Fundada em 1953 pelo casal Willi e Erika Fehlbaum, na Suíça, a Vitra é uma empresa familiar internacionalmente reconhecida na área de mobiliário para casas, escritórios e espaços públicos. A criação de produtos e conceitos inovadores com grandes nomes do design mundial é uma das essências da marca.

Agora, a empresa apresenta a espreguiçadeira Grand Repos in Nobile, criada a partir de um trabalho colaborativo com o designer italiano Antonio Citterio. O produto possui base giratória e o seu revestimento é feito com "nobile", um veludo extremamente macio que proporciona grande conforto.

A peça possui tiragem limitada e apresenta versões nas cores hera, bordeaux e azul escuro. A espreguiçadeira estará disponível a partir do dia 1 de novembro de 2016, até 31 de janeiro de 2017, na unidade da empresa em São Paulo.

Vitra
R. Natingui, 442, cj. 12, São Paulo-SP
Tel.: 11 3478-7111
www.vitra.com/en-br/home


ARC DESIGN

Há dez anos a Tok&Stok, referência em design e decoração no Brasil, estimula e reconhece as inovações de estudantes de design de produto, interiores e arquitetura de todo o país. O desafio da edição 2016 é criar um móvel ou sistema construtivo com o tema “Conectar”. No site do concurso é possível acompanhar a evolução do prêmio ao longo de sua primeira década: desde a sua criação até a edição mais atual: www.tokstok.com.br/premiotokstok.


ARC DESIGN

“Save the date” pois a agenda de eventos relacionados à arquitetura está recheada este ano. São Paulo sediará a Bienal Internacional de Arquitetura, em maio, e a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, entre 4 e 18 de julho. Também está prevista a realização da exposição América Latina em Construção: Arquitetura 1955 – 1980, que vem diretamente do Museu de Arte Moderna de Nova York, ainda sem data confirmada.


ARC DESIGN


Durou oito meses o processo de criação da Tocha Olímpica, assinada pelo escritório Chelles & Hayashi, de São Paulo. O símbolo máximo dos jogos Rio 2016 foi resultado de um estudo antropológico, que levou em consideração diversos ícones nacionais – desde a população indígena, folclore e cores que representam o Brasil –, e os movimentos dos atletas, buscando sinergia entre esporte e a cultura brasileira. A decisão da comissão julgadora foi unanime. Gustavo Chelles e Romy Hayashi, nomes à frente do escritório, já conquistaram diversas premiações, entre elas, o Top XXI Prêmio Design Brasil de 2007 na categoria inovação, e são nomes fortes para a edição 2016, que acontecerá no dia 23 de junho, no Rio de Janeiro.
 


ARC DESIGN

Estão abertas as inscrições para o Top XXI Premio Design Brasil 2016.

Inscreva, pelo site, seus projetos favoritos para concorrer ao Prêmio. 
São 12 categorias de premiação incluindo Produtos e Serviços, Embalagens, Branding, Inovação, Sustentabilidade e também os Novos Talentos e os Profissionais que mais se destacaram no período.

O processo de indicação é simples, gratuito e está aberto até 15/04/2016.
Participe!! Indique. Vote. E ajude a eleger os grandes destaques do design brasileiro.

 


ARC DESIGN

Este ano, 38 brasileiros trouxeram para casa um dos maiores prêmio do design mundialo IF Awards, realizado na Alemanha. Os vencedores foram destaques nas categorias produto, arquitetura e interiores, comunicação, embalagem e design de serviço. Suas criações podem ser vistas em uma exposição online na página do IF e ainda passam a usar o renomado selo da instituição em seus produtos e projetos.


ARC DESIGN

O estúdio criativo Cultivando em Casa, fundado em 2013, em Belo Horizonte (MG), é craque em experimentar materiais, funcionalidades e conceitos. Exemplo de tais talentos, é o Bucha Soberana, armário revestido com bucha vegetal (sim, aquela usada para tomar banho), criatividade com belo resultado estético, inspirado em antigas cristaleiras.


ARC DESIGN

Material ConneXion é a maior biblioteca de materiais disponível para empresários e profissionais do projeto. São, hoje, mais de 7.500 amostras de materiais e processos inovadores, avançados e sustentáveis, abrangendo todas as disciplinas do design.

Confira a matéria completa na revista Arc Design, lá você pode folhear ou fazer o download em PDF.


ARC DESIGN

Totem símbolo do Pavilhão Italiano na Expo 2015, Milão, segue o desenho da praça “michelangiolesca”, do Campidoglio de Roma. Idealizada pelo produtor de eventos veneziano, Marco Balich, também diretor artístico do Pavilhão da Itália, tem 35 metros de madeira e aço entrelaçados e oferece incríveis espetáculos luminotécnicos. Já é conhecida como a Torre Eiffel do Terceiro Milênio.


ARC DESIGN

O iF DESIGN AWARD está com as inscrições abertas para sua edição de 2016. O júri o ficial do iF DESIGN AWARD 2016 será realizado entre os dias 19 e 21 de janeiro de 2016 e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 26 de fevereiro de 2016, em Munique (Alemanha), no Museu da BMW.

As inscrições para o iF DESIGN AWARD 2016 estão disponíveis via internet, até o dia 15 de outubro, e custam entre € 275 e € 450, dependendo da disciplina. No Brasil, o Centro Brasil Design é o escritório representativo do iF.

Informações: www.ifdesign.de ou www.cbd.org.br
Telefone: (41) 3076-7332


ARC DESIGN

Design de Significados

Confira as idéias de Edson Matsuo, o Banzai, Diretor de Gestão de Design da Grendene, na nova edição da Arc Design.

Confira a matéria completa na revista Arc Design, lá você pode folhear ou fazer o download em PDF.

 


ARC DESIGN

Coleção Cangaço, criação do Estúdio Campana em colaboração com Espedito Seleiro, em edição limitada, 50 peças, para a Firma Casa.


ARC DESIGN

WDCD se coloca como um amplo evento e, como o nome afirma, trata do impacto do design. Nós mostramos que a noção de design não deveria estar apenas associada aos produtos de luxo para um público que já tem de tudo. Em vez disso, WDCD fala sobre o design que realmente faz a diferença, que traz as pessoas para a ação, que oferece soluções e fala de mudanças.

Confira a matéria completa na revista Arc Design, lá você pode folhear ou fazer o download em PDF.

 


ARC DESIGN

Dentre muitas outras tarefas, do que é capaz uma boa curadoria? O olhar aguçado de um experiente diretor de arte e a vontade das empresas em nos presentear com bons produtos? Uma resposta possível está na nova coleção de luminárias da Tok&Stok

Confira a matéria completa na revista Arc Design, lá você pode folhear ou fazer o download em PDF.

 


ARC DESIGN

Cadeira Flama, design Fernando e Humberto Campana, revestida com fragmentos de couro, remete à memória da primeira coleção dos designers, As Desconfortáveis. Exclusiva da Firma Casa.

Confira matéria completa na revista Arc Design, lá você pode folhear ou fazer o download em PDF.

 


ARC DESIGN

O design, premiado a partir de diversas óticas, chegou às páginas da revista Arc Design – ou melhor, suas páginas é que atraíram a atenção dos organizadores do Brasil Design Award. Na edição 2014, a Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN) escolheu a revista como “Veículo Editorial” do ano, “por ser inovadora e se destacar pelo design”. Uma justa homenagem que envaidece todos os integrantes da equipe!

www.arcdesign.com.br

Confira matéria completa na revista Arc Design, lá você pode folhear ou fazer o download do PDF.

 


ARC DESIGN

Apresentada na Semana do Design Londrina. Primeira cadeira em fibra de carbono colorido, Halo, design Michael Sodeau, é produzida em Hypertex, material desenvolvido pelos engenheiros da Fórmula 1 durante sete anos de pesquisa. A Halo alia simplicidade gráfica, leveza (visual e real) e resistência. 

Confira matéria completa na revista Arc Design!

 


ARC DESIGN

 Itália e Holanda lideram o design internacional, seguindo direções diversas. Escolhemos como exemplo Bertjan Pot, que despontou com o sucesso na Moooi, e Paolo Ulian, que considero o mais recente (último?) representante dos mestres italianos. Eles ilustram, neste artigo, as raízes culturais capazes de gerar conteúdos significativos. Maria Helena Estrada

Confira matéria completa na revista Arc Design

 

ÚLTIMOS POSTS

REVISTA

ARC DESIGN Edição 80

Compre Assine
Veja todas as edições

CADASTRE-SE

Receba nossos informativos

TWITTER
FACEBOOK